Ep.014 Adicionando as plantas trepadeiras na horta
PARTE 1: Guia pratico de plantio de trepadeiras
1. Escolhendo as Plantas e o Local:
Plantas Sugeridas:
Feijão trepador fava roxa: Cresce rápido, ideal para crianças verem resultados.
Fava rajada (feijão andino): Tolerante a climas extremos
Ervilha torta: para climas amenos.
Tomate: variedades de crescimento indeterminado como o tomate salada que foi enviado no kit de sementes são trepadeiras. Crescem durante toda a safra e precisam de suporte forte Chuchu, Pepino também são ótimas opções.
Escolha um local com, no mínimo, 6 horas de sol direto por dia. O solo deve ser bem drenado e fértil.
2. Construindo a Espaldeira:
A espaldeira é a estrutura que sustenta as plantas. Envolver os alunos na construção é uma atividade fundamental.
Materiais Simples e Acessíveis:
Postes Verticais: Bambu, varas de eucalipto tratado, ou até galhos robustos e retos.
Fios Horizontais: Fitilho que foi enviado no kit dispensa o uso de ferramentas, mas tambem pode usar arame, corda de sisal ou ráfia que são biodegradáveis.
Nesse vídeo vamos construir uma espaldeira tipo Cerca:
Crave os postes verticais no solo, com cerca de 1,5m a 2m de altura e espaçados a cada 2-3 metros.
Amarre 3 a 8 fios horizontais entre os postes, começando a 30cm do solo.
3. Passo a Passo do Plantio:
1. Preparo do Solo: Revolva a terra com as crianças, incorporando composto orgânico ou fertilizante que estiver disponível.
2. Semeadura/Plantio:
Feijão e Fava: Plante as sementes diretamente no solo, a 2-3 cm de profundidade, junto à base da espaldeira.
Tomate: Plante as mudas que foram produzidas na estufa junto ao suporte.
3. Amarração e condução: Mostre às crianças como as plantas procuram a luz e se enrolam (feijão, fava) ou precisam ser amarradas com delicadeza. Use pedaços fitilho para amarração sem apertar muito o caule.
4. Cuidados Contínuos: Regar de preferência no fim da tarde, observar pragas (ensine controle natural, como joaninhas para pulgões) e colher!
PARTE 2: PROPOSTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Tema Central: "A Horta Vertical: Do Grão ao Prato"
Objetivos Gerais:
Compreender o ciclo de vida das plantas.
Promover uma alimentação saudável e sustentável.
Desenvolver habilidades manuais, de observação e trabalho em grupo.
Integrar conhecimentos de diversas disciplinas.
Atividades por Área do Conhecimento/Etapa:
1. Planejamento e Construção (Matemática, Geografia, Artes)
Atividade: "Projetistas da Horta"
Os alunos medem o espaço disponível (Matemática: unidades de medida, área, perímetro).
Desenham em papel quadriculado ou fazem uma maquete com palitos mostrando onde ficará a espaldeira e cada cultura (Artes, Geometria).
Discutem a orientação solar ao longo do dia e a melhor posição para as plantas (Geografia/ Ciências: pontos cardeais, movimento aparente do sol).
2. A Ciência do Crescimento (Ciências, Língua Portuguesa)
Atividade: "Diário de Bordo do Botânico"
Cada aluno ou grupo mantém um diário de observações.
Registram com desenhos, fotos e textos: a germinação, o desenvolvimento das folhas, o aparecimento das flores, a formação dos frutos e a colheita (Ciências: partes da planta, fotossíntese, polinização).
Experimento Comparativo: Plantam feijões em algodão em dois potes: um no escuro e outro no claro. Observam e registram as diferenças, discutindo a importância da luz.
3. Sustentabilidade e Ecologia (Ciências, Geografia)
Atividade: "A Vida Secreta da Espaldeira"
Os alunos observam e identificam os pequenos animais que passam a habitar a espaldeira: abelhas polinizadoras, joaninhas, lagartas, aranhas.
Discutem a cadeia alimentar e a importância de cada ser vivo para o equilíbrio do ecossistema da horta.
Criar um "hotel de insetos" próximo à horta para abrigar polinizadores e predadores naturais de pragas.
4. Colheita e Nutrição (Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física)
Atividade: "Festival da Colheita"
Matemática: Pesam e contabilizam a produção. Criam gráficos de barras com a quantidade colhida de cada vegetal.
Culinária Saudável: Preparam uma receita simples com os alimentos colhidos (ex: salada de folhas com tomate, vagem cozida). Discutem a origem dos alimentos e a importância de uma alimentação colorida e natural.
Língua Portuguesa: Escrevem a receita, criam um convite para o festival e redigem um artigo para o jornal da escola sobre a experiência.
5. Arte e Expressão (Artes, Língua Portuguesa)
Atividade: "A Poesia que Brota da Terra"
Os alunos fazem desenhos, pinturas ou esculturas com elementos naturais colhidos (folhas, flores, vagens).
Escrevem poemas concretos (com as palavras dispostas em forma de trepadeira) ou haicais inspirados na horta.
Criar uma "instalação artística" na horta, como espantalhos decorativos ou mosaicos com pedras.
6. Socialização e Comunidade (História, Ensino Religioso/Ética)
Atividade: "Sementes do Saber"
Pesquisam a origem histórica e cultural dos alimentos plantados (ex: o feijão e o tomate nas culturas indígenas e mesoamericanas) - História.
Organizam uma feirinha para doar ou vender (por um preço simbólico) o excedente da produção para a comunidade escolar, promovendo a partilha e o senso de comunidade - Ética/Cidadania.
O Educador deve cuidar:
Segurança: Supervisione sempre o uso de ferramentas.
Diversão e Paciência: O processo é mais importante que o produto perfeito. Erros e imprevistos são ótimas oportunidades de aprendizado.
Inclusão: Adapte as atividades para que todas as crianças, com diferentes habilidades, possam participar.
Esta abordagem transforma o simples ato de plantar em uma experiência rica, interdisciplinar e inesquecível, cultivando não apenas alimentos, mas também mentes curiosas e um profundo respeito pela natureza.





